C# – Separando strings com o método Split2 min de leitura

Categoria: C#

Olá escavadores de bits! Hoje vamos ver como manipular strings com o método .Split() da classe string. Bom, quem programa em C#.NET sabe – se não sabe, saiba agora  – que o tipo string ou String é uma classe com métodos que ajudam o desenvolvedor a manipular uma cadeia de caracteres.  Bom, desses métodos existe um muito útil e interessante que é o .Split().  O método .Split() serve para quebrar uma string em um array de strings de acordo com um delimitador. Vamos ver com isso funciona[…]

Como utilizar o método .Split()

Bom, para início de conversa,  sua string precisa de ter necessária um delimitador! Mas, que delimitador seria esse? Pode ser qualquer um, digamos uma vírgula (,) ou um ponto e vígula(;) ou um pipe (|)… O importante é que esse delimitador esteja na sua string. Certo? Então, vamos supor que você queira separar uma lista de emails, que vem em um formato deste tipo:

Lista de emails:

email1@servidor.com.br;email2@servidor.com.br;
email3@servidor.com.br;email4@servidor.com.br [….]

Veja que esta lista tem um padrão, ou seja, os emails sempre estão sendo separados pelo ponto-e-vírgula. Vejamos o código para obter um array de string com um único endereço de email em cada posição do vetor:

class Program
{
   static void Main(string[] args)
   {
   /* Esta é a lista de emails */
   string listaEmail =
     "email1@servidor.com.br;" +
     "email2@servidor.com.br;" +
     "email3@servidor.com.br;" +
     "email4@servidor.com.br";

  /* Utilizando métos .Split()
  Você pode obter os emails
  da variável listaEmail.
  */
  string[] split = listaEmail.Split(';');

  Console.WriteLine("Lista de emails:");
  for (int i = 0; i < split.Length;i++)
  Console.WriteLine(split[i].ToString());

  Console.WriteLine("Tecle qualquer tecla para sair");
  Console.ReadKey();
}

Execute este código e veja que você irá obter uma lista de emails, com cada um dos emails em uma posição do array! Na imagem ao lado você pode observar que o método .Split() “quebrou” a string utilizando como referência para quebra o ponto separador. Com isso você pode imaginar outras situações, como por exemplo, gravar configurações de aplicativo em arquivo sequencias e no momento de abertura do aplicativo, ler este arquivo e separar as configurações através de um ponto separador, por exemplo. É um importante observar que o método .Split() tem alguns overloads que podem ser úteis. É só experimentar e ver o resultado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.