CallFé Dev 002 – O que JavaScript pode te oferecer?3 min de leitura

Categoria: JavaScript JQuery Podcast CallFé Dev

Olá pessoal estamos aqui para o segundo papo no CallFé Dev e hoje vamos falar sobre as possibilidades de se utilizar a linguagem JavaScript, atualmente. Uma conversa que tem o intuito de direcionar as pessoas que não conhecem o JavaScript a conhecerem essa linguagem e entender todo o seu potencial.

Ouça o episódio aqui

– Ouvir no Spotify clique na imagem abaixo –

Links relacionados

Meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fabio-almeida100/
ECMA-Internacional
npmJs
Pesquisa StackOverflow 2020
ReactJs
Angular2+
Node.js
Deno
Electron
React Native
Críticas e sugestões: contato@criarprogramas.com

Curiosidades: indo além com JavaScript

Ao longo desse papo, comentei sobre algumas possibilidades de se usar a linguagem JavaScript, porém vou destacar algumas aqui que não comentei ao longo do podcast e que vale você explorar:

Gulp e Grunt: automatização de tarefas

No desenvolvimento de softwares é comum você ter que criar tarefas automatizadas como, por exemplo: minificar arquivos, copiar de um local para outro e isso pode ser feito de forma simples utilizando uma dessas duas tecnologias:

GruntJs: https://gruntjs.com/

Gulp: https://gulpjs.com/

Servidores web

No podcast comentei de usar o JavaScritp no back-end de aplicações web e uma das formar de se criar um servidor http é usando o Express. O Express que é muito utilizado para construção de APIs e até mesmo para servir arquivos estáticos. Existem outros servidores para serem utilizados com o JavaScript, porém o Express é de longe o mais famoso e o mais utilizado, atualmente.

Express: http://expressjs.com

Jogos

Tem-se dois projetos bem conhecidos para você poder programar jogos utilizando HTML5, canvas e o nosso querido JavaScript: Phaser e o Impact.

Phaser: https://phaser.io/

Impact: http://impactjs.com/

Programação de Hardwares e Internet das Coisas

Como comentado ao longo do podcast, JavaScript tem vários recursos para IoT, recursos para comunicação com hardware como Arduino e muitas outras possibilidades.  Veja alguns projetos interessantes nesse seguimento:

noduino: http://sbstjn.github.io/noduino/

Tessel: https://tessel.io/

No projeto Tessel você pode comprar o hardware pelo próprio site e fazer o que você quiser. \o/

Sistema Operacional

Existe sistemas operacional em JavaScript? Tem também, com certeza. O NodeOS é um sistema todo escrito em JavaScript que utiliza o node.js e o npm como gerenciador de pacotes nativos. Ele foi construído sobre o kernel do Linux.

Conclusão

Além de uma ótima linguagem, com uma comunidade que te dá um suporte incrível, a linguagem JavaScript ainda tem um monte de recursos que facilitam a vida do desenvolvedor. Vale ou não vale aprender e utilizar JavaScript?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *