CallFé Dev 003 – jQuery ainda hoje?! To fora! Ou não…2 min de leitura

Categoria: JavaScript JQuery Podcast CallFé Dev

Fala devs! Hoje, vamos falar sobre uma biblioteca famosa e que foi e ainda é parte importante do ecossistema JavaScript: jQuery! Querida por muitos, odiada por outros, mas o fato é que jQuery teve papel importante na evolução do EcmaScript e da web, então vem comigo para mais um papo no CallFé Dev!

Ouça o episódio aqui

– Ouvir no Spotify clique na imagem abaixo –

Links relacionados

Meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fabio-almeida100/
Gráfico market shared de navegadores
W3C
jQuery
jQuery UI
Notícia em 2018 (oficial): Github deixa de usar o jQuery
Boostrap

jQuery ainda no topo

No ano de 2020, no StackOverflow Survey a pesquisa que o site mais querido dos desenvolvedores fez com pessoas da área de engenharia de software e desenvolvimento no geral, mostrou que jQuery ainda é uma das tecnologias Web mais utilizados, porém vem perdendo força para outras tecnologias que, naturalmente, irão substituir o jQuery conforme a adoção pelo marcado.

2013 e o fim do império do Internet Explorer

O gráfico abaixo, gerado no site Statcounter mostra o momento exato em que o IE perde a primeira posição do ranking dos navegadores. Atualmente, o IE foi descontinuado e a Microsoft decidiu manter o projeto o Edge, que utilizado como o motor o projeto Chromiun

Curiosidade sobre o EcmaScript

Atualmente, o ES5 (2009) tem suporte para todos os navegadores, inclusive o IE 9. A partir da versão do ES6 (2015) temos o suporte completo para a maioria dos navegadores modernos, exceto o falecido IE.

Migrando jQuery para Vanilla JS (uma pincelada)

Se você está passando por uma migração de um projeto jQuery para Vanilla JS (JavaScript Puro), passo abaixo algumas dicas rápidas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *