Git – Como excluir todos os branches locais2 min de leitura

Categoria: Ferramentas de Desenvolvimento Git

Fala aeeeee! Se você usa Git como sistema de controle de versões, com certeza deve trabalhar com algum modelo em que é necessário criar feature branches, certo? Depois de algumas várias versões trabalhando em um mesmo projeto você certamente terá uma infinidade de feature branches no seu repositório local. Se todas os branches já foram integradas na master/main não faz sentido manter os mesmos no seu repo local, então chegou a hora de aprender a apagar todos os branches (exceto o master/main) com apenas um comando.

Um passo atrás: como apagar individualmente

No modelo manual para apagar um branch você precisa executar o comando abaixo, no seu terminal preferido:

git branch -D nome_da_feature_branch

É daí que surge a intenção de apagar todos os branches (exceto o master/main) com um único comando já que executar o comando acima para apagar cada um dos branches locais é bem tedioso.

Apagando todos os features branches com um único comando

A ideia é simples: basta dar como entrada para o comando git branch a lista de branches que você deseja apagar com o seguinte comando abaixo (se estiver no Windows, execute esse comando no Git Bash, pois nativamente este SO não tem o grep instalado):

git branch | grep -v "master" | xargs git branch -D

O comando acima apaga todos os branches exceto o branche master 🙂 Lembre-se de fazer o checkout para o branch master antes de executar o comando acima, pois como a ideia é apagar todos os branches diferentes do master, se você estiver em um branch específico o comando acima não irá apagar o branch que você está usando no momento.

Obs: caso o seu branche master seja outro, basta substituir “master” pelo seu branch default.

Aproveitando para lembrar que clicando aqui você pode entender mais sobre o que é o Git.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.