CallFé Dev 004 – PHP morre ou não morre?4 min de leitura
Categoria: PHP Podcast CallFé Dev
Fala devs! Hoje, vamos falar sobre um assunto em que acredito que todo o mercado de desenvolvedores ainda levanta muita dúvida: PHP está morto? Está morrendo ou vai morrer, rapidamente? Neste episódio tentei trazer uma visão neutra sobre esse assunto com dados relevantes para que você possa tirar suas conclusões.
Ouça o episódio aqui
Links relacionados
Meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fabio-almeida100/
PHP.net (site oficial)
Google Trends (PHP vs WP vs JavaScript)
W3 Techs
Pesquisa StackOverflow 2019
Pesquisa StackOverflow 2020
Tiobe Index
WordPress market shared
Críticas e sugestões: contato@criarprogramas.com
Os gráficos indicam queda 🙁
No gráfico acima vemos a visão dos termos de pesquisa PHP vs WordPress vs JavaScript. Apesar de PHP ter tido uma queda muito grande desde 2004, PHP está muito relevante ainda nos termos de pesquisa no Google Trends, pois nesse período acima, na média, PHP ainda está acima de JavaScript, por exemplo.
Já no gráfico acima, retirado do site da W3 Tech, temos o PHP sendo usado por muitos sites, porém se comparado com os sites que tem um alto tráfego ele já perde um pouco de espaço para Ruby, ASP.NET e Java. Isso pode indicar que PHP está sendo usado para sites e projetos de pequeno a médio porte.
Tiobe Index – maio de 2021
Comparando a posição do PHP de maio/2020 para maio/2021, o mesmo teve a variação de uma posição, indicando uma queda.
Facebook: seja proeficiente em PHP \o/
Pesquisando sobre uma das muitas vagas que o Facebook tem disponível – veja neste link – eles buscam pessoas proficientes em PHP até hoje! A linguagem Hack (que foi criada pelo Facebook) foi inspirada no PHP com uma sintaxe praticamente idêntica ao PHP.
Freelance em alta!
Pesquisando na plataforma Upwork (https://www.upwork.com/), nós temos os dados abaixo:
Somando as vagas de WordPress + Laravel, só ai temos mais de 10.000 vagas recentes, nesta plataforma.
Minha conclusão
PHP está morto? Absolutamente NÃO! Está morrendo? Talvez perdendo um pouco de fôlego, sim! JavaScript com Node.js, C# com ASP.Net, Java, Ruby, Python e tantas outras linguagens com suas tecnologias para web estão assumindo uma importância muito grande para projetos grandes e novos, então o futuro é incerto, na minha visão, mas sendo bem sincero: PHP ainda é muito relevante na web e isso continuará por bastante tempo!