Bootstrap 5 lançado :-)2 min de leitura

Categoria: Ferramentas de Desenvolvimento JavaScript Notícias Web Frameworks

Finalmente, o framework CSS mais popular teve sua 5ª versão lançada com várias novidades, incluindo novos componentes, formulários atualizados e o fim do uso de jQuery :-0

Novo logo para representar as grandes mudanças

Lançado no dia 05 de Maio de 2021 o Bootstrap v5 veio com importantes mudanças e teve seu logo modernizado. Segundo o site do projeto, a ideia foi inspirado pelo trabalho que fizeram nos ícones Bootstrap.

O fim do uso do jQuery

Essa é uma das melhorais mais esperadas por quem ama esse framework. jQuery foi parte importante da evolução do Bootstrap, porém com a modernização das especificações do ECMAScript (o nosso querido JavaScript), hoje já não faz tanto sentido ter o jQuery embutido no framework e a equipe do Bootstrap se atentou a isso.

Suporte dos navegadores antigos: abandonado

Segundo o site oficial a maioria do suporte para os navegadores antigos foi abandonada. Fique atento a isso se estiver pensando em fazer a migração de um site com uma versão anterior do Bootstrap, caso seu site precise rodar em versões mais antigas dos navegadores abaixo:

  • Eliminado Microsoft Edge Legacy
  • Eliminado Internet Explorer 10 and 11
  • Eliminado Firefox < 60
  • Eliminado Safari < 10
  • Eliminado iOS Safari < 10
  • Eliminado Chrome < 60
  • Eliminado Android < 6

Ainda vale a pena usar?

Dependendo do que você quer fazer, vale a pena sim! Se você estiver fazendo um site com Vanilla Js (JavaScript puro), um template para uma landing page, uma home page ele vai acelerar muito o processo de desenvolvimento, principalmente, com relação a diagramação da página.

Fonte (publicação oficial do lançamento): https://blog.getbootstrap.com/2021/05/05/bootstrap-5/
Documentação Bootstrap 5: https://getbootstrap.com/docs/5.0/getting-started/introduction/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *