Treinando Docker com Play With Docker

Categoria: Docker Ferramentas de Desenvolvimento

Olá devs de todo o universo 🙂 Vamos falar um pouco sobre uma ferramenta que te ajuda a treinar os comandos Docker… E ela é muito útil em um cenário que você não tenha uma máquina muito “boa” para estar com Docker instalado. Apresento o projeto Play With Docker!

O que é o Play With Docker

O Play With Docker é uma espécie de laboratório para Docker. Nesse app online, você pode levantar uma instância de uma máquina Linux, com o Docker e Docker composer, instalado e rodar tudo pelo navegador! Isso é incrível, pois você pode fazer tudo lá: rodar comando Docker, acessar as redes, criar instâncias…

Para acessar o Play With Docker, clique aqui.

Tela com uma instância no Play With Docker

Como funciona e os requisitos para usar

Para usar o Play With Docker e sair criando seus containers, você precisa de uma conta do DockerHub, que pode ser criada em https://hub.docker.com/. Após criar a conta no Docker Hub, além de você poder usar o Play With Docker, você poderá usar o próprio serviço de armazenamento de imagens Docker.

Para resumir, os requisitos são:

Como funciona:

  • Ao logar você verá que um timer é disparado. Esse timer conta o tempo limite que você tem de uso da sua máquina.
  • Você pode criar várias instâncias do Docker clicando no botão: “ADD NEW INSTANCE” no lado direito da tela

O bacana é que se você criar um container e expor uma porta, esta ficará disponível para acesso na internet. Veja abaixo, um exemplo em que expus uma porta de um container criado para um servidor http (nginx):

Porta 8080 exposta

Ao clicar no link da porta aparece a página de boas vindas do nginx:

Link que foi gerado para porta 8080

Muito massa, né? Com isso você pode treinar os comandos Docker de uma forma rápida e simplificada através do próprio navegador. Além da própria ferramenta, ainda existe uma área no site para você treinar através de desafios e perguntas (em inglês), em http://training.play-with-docker.com/.

É isso aí, pessoal! Curtiu a dica? Deixa seu comentário!

Grande abraço, pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *