Python supera Java no TIOBE Index :-o

Categoria: Notícias Python

Faaaala devs e escavadores de bits! Este ano está cheio de fatos surpreendentes… Conforme o título da publicação, segundo o ranking TIOBE Index a linguagem Java perde, pela primeira vez em 20 anos um lugar ao lado da linguagen C. Primeiro, vamos a uma explicação de como funciona esse o ranking do site Tiobe.

Como funciona o ranking TIOBE

Primeiro vale comentar que: o ranking TIOBE (https://www.tiobe.com/tiobe-index/) é bem antigo e pode ser utilizado como referência para consultores, pessoas que querem ingressar na área de desenvolvimento de softwares e pessoas que estão buscando realocação no mercado trabalho para verificarem quais linguagens estão em alta no momento.

O índice mede a freqüência de pesquisa em websites na internet usando o nome da linguagem como a palavra-chave. A atualização do índice é mensal, portanto o índice que irei mostrar abaixo, está refletindo os dados de outubro/2020:

Fonte: TIOBE Index / Novembro 2020

Este índice não é sobre a melhor linguagem, ou qual é a linguagem mais top do mercado. Mas, considerando que quanto mais se busca sobre uma linguagem, isso deve significar no longo prazo, que está linguagem está sendo utilizada por muitas pessoas o que indica uma tendência do mercado em adotar as linguagens que estão mais acima no ranking TIOBE.

Quais os motivos de Python ter ultrapassado Java?

O próprio site deu uma explicação dos possíveis motivos de Python ter superado o Java no ranking. Abaixo, segue uma citação do próprio site sobre os fatores (traduzida para o português):

“Alguns dizem que o recente aumento da popularidade do Python se deve a campos em expansão, como mineração de dados, IA e computação numérica. Mas eu tenho minha própria opinião sobre isso. Eu acredito que a popularidade do Python tem a ver com a demanda geral. No passado, a maioria das atividades de programação era realizada por engenheiros de software. Mas habilidades de programação são necessárias em todos os lugares hoje em dia e há uma falta de bons desenvolvedores de software. Como consequência, precisamos de algo simples que possa ser manipulado por engenheiros que não são de software, algo fácil de aprender com ciclos de edição rápidos e implantação suave. Python atende a todas essas necessidades.”

FONTE: Tiobe index / novembro 2020

Sendo bem franco, tenho visto que muitas pessoas estão usando o Python devido a sua simplicidade para área como Data Science e para rotinas de BI. Esse ano, principalmente com os acontecimentos sobre a covid-19, muitas pessoas precisaram tomar decisões baseadas em dados estatísticos e com isso precisavam colher dados de diversas fontes e vamos ser sinceros: o Python já há muito tempo vinha sendo uma das linguagens preferidas para esse tipo de rotina!

E é isso aí pessoal! O que vocês acham sobre esse fato? Comenta abaixo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *