Git vs Github: entenda a diferença2 min de leitura

Categoria: Ferramentas de Desenvolvimento Git

Fala dev! Nada como ter seu código versionado e armazenado de forma segura em um servidor que controle e gerencie as versões do projeto. Sim, este é o propósito de uma ferramenta de versionamento de código, como Git. Mas, e o que o GitHub é então? É muito comum para quem está começando a utilizar o Git confundir este software de versionamento com o GitHub. Vamos entender o que cada um é!

Git: um sistema completo de versionamento de arquivos

O Git é um sistema de controle de versões completo e distribuído, ou seja, totalmente descentralizado. Com ele você pode baixar um projeto e gerir o histórico de alterações do seu projeto. A partir do momento, que você instala ele na sua máquina você pode criar o que chamamos de repositórios onde você pode armazenar qualquer arquivo do seu projeto e ter um histórico das alterações suas e de seus colegas de equipe, caso você esteja trabalhando em equipe.

O site oficial é: https://git-scm.com/

Github: a plataforma mais queridas pelos devs

GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte que usa o Git, ou seja, o Github armazena repositórios Git. Github não é o único serviço de hospedagem para repositório Git – um outro site muito famoso é o Bitbucket. O Github é muito famoso, pois foi um dos primeiros a disponibilizar este serviço de forma gratuita e muitos projetos open sources surgiram lá.

O site oficial é: https://github.com/

Uma dica e curiosidade Github

Além de ser um dos sites mais famosos para hospedagem de projeto open source vale você criar uma conta lá e sempre ter seus projetos-portfólio, principalmente para mostrar ao mercado os conhecimentos que você tem. Se você é um desenvolvedor que está ingressando na área e está em busca de emprego é requisito ter uma conta no Github.

Sobre a curiosidade: o GitHub enviou tera bytes de códigos ao Ártico para preservar projetos open sources para o futuro. Eles estão engajados em preservar a comunidade open source e isso é sensacional S2

Link para Archive Program: https://archiveprogram.github.com/

Um comentário em “Git vs Github: entenda a diferença2 min de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.